sábado, 28 de janeiro de 2017

Sachertorte 'da Alemanha'

Imagem desta receita
Ingredientes:
300g de chocolate meio amargo
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de açúcar
10 ovos separados
150g de farinha de trigo peneirada
2 biscoitos champagne esfarelados
200g de geléia de damasco
farinha de rosca

Preparo:
Bata as claras em neve firme. Reserve. Comece a bater a manteiga com o açúcar na batedeira e, depois, junte as gemas uma a uma. Continue batendo até a mistura ficar bem leve e esbranquiçada (cerca de 15 minutos). Derreta em banho-maria 200g de chocolate e adicione-o à mistura na batedeira. Acrescente a farinha de trigo e o farelo de biscoito. Desligue a batedeira e junte as claras em neve. Misture delicadamente até a massa ficar homogênea. Despeje a massa numa fôrma de aro removível (de uns 22cm de diâmetro), untada e enfarinhada com a farinha de rosca. Asse em forno preaquecido, 180C, por cerca de 1 hora. Deixe esfriar por uns 10 minutos e desenforme. Cinco horas depois, divida o bolo em dois e recheie com a geléia de damasco. Derreta as 100g restante de chocolate e cubra o bolo.

OBS e Dicas - embora esta receita tenha vindo para minha coleção através de um livreto de receitas Alemãs, e parece-me, cada país Europeu goste de aclamar como seu a origem de tão deliciosa e famosa receita, mas a Sachertorta tem sua origem na Austria, e seu inventor não era um Alemão ou Suíço, mas um Austríaco! ;)  Então, o único país que verdadeiramente pode aclamar a receita como símbolo nacional é a Austria, e mais especificamente as docerias Autríacas. Aliás dizem não existem uma doceria em Viena que não tenha uma versão deste bolo em sua vitrine.
Em 1832, o mestre pasteleiro Franz Sacher foi incubido pelo seu patrão, o príncipe Metternich, de criar um bolo especial. Ele fez tanto sucesso que todos queriam a receita, que ficou mantida em segredo por muitos anos, até que o neto de Sacher a vendeu para Demel, dono da mais famosa doceria de Viena. Isso resultou num processo judicial, e Sacher terminou vencendo a ação. Demel teve que criar a sua própria receita, que ainda é encontrada na doceria que leva seu nome. Dizem os que já foram lá, que vale a pena visitar Viena e experimentar uma autêntica Sachertorte, mas cuidado, atualmente o nome e usado para designar qualquer bolo de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário