Dicas - Pudim
|
Imagem Ilustrativa |
- Calda, modo 1 - coloque uma xícara de açúcar e meia de água, para um pudim médio, numa panela de fundo largo e derreta-o em fogo baixo, vá inclinando de leve a panela em todas as direções para derreter o açúcar, mas sem mexer. Junte aos poucos a água para dissolver os torrões. Deixe ferver por uns 5 minutos, sem mexer, e aplique ainda quente, na fôrma de pudim.
- Calda, modo 2 - umas quatro colheres de sopa de açúcar, direto numa fôrma para pudim, em fogo baixo. Mexa a fôrma em todas as direções, conforme o açúcar vai derretendo. Quando estiver todo derretido, desligue e movimente um pouco mais a fim de caramelizar toda a fôrma por igual.
- Uma fôrma própria para pudim é o ideal, elas tem furo central e tampa. Mas, uma fôrma de bolo de furo central e um papel-alumíninio duplo, bem amarrado na borda, garantirá boa vedação e fará o papel da tampa.
- Quando utilizar banho-maria para assar o pudim, coloque a água a 2/3 da fôrma (essa regra não vale para cozimento em panela de pressão).
- Para assar no forno, coloque a assadeira com a água para o banho maria e mantenha a temperatura do forno a 175ºC por 1 hora e 30 minutos. Para cozinhar na chama, use uma panela com água e cozinhe por 45 minutos; ou em panela de pressão por 15 minutos. Observe as dicas da receita para a quantidade de água da panela de pressão.
- Para verificar se o pudim está pronto, introduza uma faca na massa, se a lâmina sair limpa, está pronto. Retire do forno ou da panela e espere a fôrma esfriar completamente para então desenformar o pudim. Ele sairá inteirinho.
- Para desenformar escolha um prato adequado, com diâmetro maior do que a fôrma e certa profundidade para que a calda não transborde. Coloque o prato sobre a fôrma e vire o pudim de uma só vez. A calda derretida escorrerá e 'empurrará' o pudim, retire com cuidado a fôrma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário