terça-feira, 3 de setembro de 2019

Dicas- Vegetais e Legumes

Imagem Ilustrativa
  • COGUMELOS
    - Ao comprar cogumelos frescos, escolha os bem branquinhos, secos e sem cheiro. Rejeite os que estiverem gosmentos e amarelados;
    - Lave-os bem, em água corrente, e ferva uns dez minutos em água com um pouco de sal e limão. Basta uma colher de sopa de suco de limão para meio litro de água;
    - dura na geladeira por uma semana, no máximo.
    - congele-os na própria água do cozimento, separando em porções pequenas, para não desperdiçar na hora de usar. Se o processo for bem feito, dura até 12 meses.
    - sempre que possível, aproveite a água do cozimento para caldos e sopas.
  • PALMITO
    - O palmito é a parte comestível de uma palmeira conhecida como Juçara (Euterpe Edulis). Pode ser comprado fresco, geralmente nas feiras;
    - Prefira sempre os mais finos, pois são mais macios;
    - Para saber se está fresco, enfie a unha no centro do miolo. Se penetrar com facilidade, o palmito estará bom. Caso contrário, não compre.
    - Um quilo de palmito fresco dá para 4 pessoas.
    - O ideal é que se cozinhe no mesmo dia da compra e guarde-o na geladeira, em recipiente com a água do cozimento, até o momento de usá-lo. Pode ser conservado por até 1 mês.
    - Para prepará-lo, retire as camadas mais externas até encontrar a parte mais macia.
    - Se preferir o palmito em conserva, lembre-se de que, ao abrir a lata, as sobras devem ser retiradas imediatamente e colocadas em outro recipiente. Permanecendo na lata eles se estragarão.
    - Se o recipiente for de vidro, as sobras poderão ser guardadas junto com o líquido por mais alguns dias na geladeira. 
  • ABOBRINHA
    - Escolha aquelas de cor brilhante e firmes; apalpe-as e se estiverem com casca enrugada ou moles, não compre. Também não compre as rachadas e com furos.
    - Não compre, também, aquelas que apresentarem partes manchadas ou muito moles, isto significa que estão muito maduras ou estiveram expostas ao sol por muito tempo.
    - Para que a abobrinha se conserve melho, lave-a muito bem, seque-a e guarde-a inteira na geladeira até a hora de usar. 
  • BRÓCOLIS
    - Vegetal rico em ferro e vitamina C, especialmente quando não cozido
    - Ajuda na prevensão do câncer, graças à presença de fitoquímicos anticarcinogênicos.
    - Nâo se aconselha consumí-lo mais do que três vezes por semana, pois pode dificultar a absorção de Iodo pelo organismo.
    - Todo ele é aproveitável. Separe as folhas boas e use em saladas, sopas e refogados. Os talos mais duros podem ser usados para caldos. As inflorescências com talos tenros podem ser consumidas cruas.
    - Cozinhe no vapo ou em água com sal, por apenas alguns minutos, apenas até mudarem de cor, de verde-escuro para um verde-vivo.
    - Para guardá-los na geladeira, coloque em um saco plástico com alguns furos
  • Se a MANDIOCA estiver de difícil cozimento, adicione um copo de água fria, quando a água do cozimento estiver fervendo. 
  • Quando for usar legumes que foram guardados na geladeira, deixe-os voltar à temperatura normal antes de serem levados ao fogo; cozinham mais depressa e não perdem o sabor. Devem ser cozidos até ficarem macios, porém com os pedaços inteiros e perfeitos, principalmente se forem destinados para salada. Nesta caso, escade-os em água gelada assim que forem escorridos; pois isto os deixará mais soltinhos e coloridos. 
  • Legumes que não estão muito fresco melhorarão se forem colocados em água fria antes de serem lavados e cortados, por uma meia hora. 
  • Coloque uma colherinha de açúcar ao cozimento dos legumes, para que não percam a cor.
  • O RABANETE tem qualidades expectorantes, estimula a digestão, purifica o sangue, a bexiga e os rins.
  • A CENOURA ajuda a regular o sistema nervoso e para as gestantes e lactantes aumenta a produção de leite
  • ALFACE é um calmante eficaz contra insônia. E para que elas pareçam ainda mais viçosas, coloque-as numa água com um pouquinho de sal e metade de um limão, por uns minutos.
  • ALCACHOFRA estimula as funções hepáticas, auxilia no tratamento de cirrose, icterícia grave, cálculos biliares e prisão-de-ventre.
  • AGRIÃO auxília no combate de ácido úrico, tuberculose, raquitismo, formação de pedras nos rins, cistites e é considerado digestivo e diurético.
  • ACELGA, deve ser consumida com moderação por conter alto teor de oxalatos, substâncias que prejudicam a absorção de cálcio no organismo. As folhas podem ser usadas em cataplasmas contra hemorróidas, feridas, úlceras, contusões, furúnculos e queimaduras.
  • PIMENTÕES - os amarelos são os mais doces, seguidos pelos vermelhos. Os verdes são os mais duros, mais retirando-se sua película, como se faz para os tomates, eles absorvem mais os temperos e não pesam no processo digestivo. Ponha tiras de pimentões em azeite de oliva e guarde-as num lugar fresco. Elas se conservarão por muitas semanas. 
  • BERINJELA - existem berinjelas de outros tamanhos e cores, como rajadas em roxo ou brancas e até amareladas. Para eliminar o suco amargo, faça cortes fundos em cruz, atravessado a casca, salgue e deixe descansar por uma hora. Antes de usar enxague bem retirando o sal e o suco e enxugue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário